ALGOSINHO, Mogadouro, Bragança, (1976)

Tela 71  (50cmX120cm)                                                                                                                                  

Pormenor ampliado da tela (50X120)



Algosinho é considerada a aldeia histórica do conselho de Mogadouro, localizada na freguesia de Peredo da Bemposta.
A 14 km de Mogadouro na encosta da ribeira de Algosinho, encontramos umas das referências históricas da aldeia com o mesmo nome onde se encontra uma igreja de traço românico pertencente ao século XIII, e que pelo facto de Algosinho ter sido povoado por três diferentes civilizações, romana, românica e neolítica.
A sua antiguidade anda na lenda popular, tomada como termo de comparação, pois afirma-se: “é tão velho como a igreja de Algosinho, que ninguém sabe os anos que tem".
Para além da Igreja Paroquial, o Castelo dos Mouros ou dos Maus Vizinhos, representa um testemunho importante do passado histórico desta povoação. O castelo consiste, essencialmente, num pequeno recinto de 20m de diâmetro, rodeado por muros de mais de um metro de grossura e por uma faixa de 10m de largura com pedras de mais um metro de altura. Não foi encontrada no local, nenhuma referência cronológica, não se sabendo assim, exactamente, a data da sua utilização. De acordo com a pequena área que o recinto apresenta, pensa-se que terá servido apenas de refúgio para os moradores de um povoado também já extinto. Contíguos ao recinto do castelo ficaram enormes rochedos graníticos agrupados, tal como a “Pedra Baloiçante” de 1m,35 x 0m,74, que oscila quando impulsionada.
Em 1876, foi encontrado nesta zona, um bezerro de granito de um metro e meio de largura, assim como uma fíbula de metal amarelo do tipo das de Picote.
Olhando em volta, observam-se alguns olivais e vinhas, e são já raras as casas de habitação. Esta terra é, segundo dizem, boa para a caça.
A igreja matriz de estilo Românico é datada do século XIII, sendo considerado um dos mais belos exemplares da arquitectura românica no distrito de Bragança.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. Pode-me enviar estas duas fotos de Algosinho?! Gostaria de fazer um quadro para colocar na casa do Povo de Algosinho!

    ResponderExcluir
  2. Só é pena que os curiosos tenham feito o trabalho que fizeram ao destruir o tão famoso Castelo dos Maus Vizinhos. Até se deram ao luxo de fazer esse trabalho com uma rectroescavadora.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, por quanto ficaria a primeira tela?!

    ResponderExcluir