RIODADES, São João da Pesqueira, Viseu, (anos70)


Tela 1, (50x90)


Pormenor da tela, tamanho real (50x90)



Riodades é uma freguesia portuguesa do concelho de São João da Pesqueira, com 19,20 km² de área e 567 habitantes (2001). Densidade: 29,5 hab/km².
Riodades situa-se na margem direita do rio Távora – afluente do douro – os curas desta freguesia em 1758, nas suas memórias paroquiais – os padres Bernardo José de Lemos e António Correia – diziam justamente “ está situado este lugar entre quatro serras e três rios, ainda que pequenos, à maneira de península, sendo o de mais ponderação o rio Távora.”
Em muitos aspectos, Riodades é hoje uma pálida sombra do que foi outrora, contudo, as suas raízes permanecem bem marcadas na índole das gentes, estando bem conservadas, as características, não só do povo riodadense, mas também, da forma de ser e de sentir do português.
As origens desta povoação são remotas, vão para lá da fundação da própria nacionalidade. Muitos terão sido os povos que por ali passaram, deixando sempre a marca da sua passagem, quer em vestígios físicos de obras arquitectónicas, quer nos vocábulos próprios e característicos, quer até em aspectos culturais que terão resistido ao caminhar dos tempos, constituindo poderosa herança de quem os recebe.
Falar na história de Riodades, é falar numa história percorrida passo a passo com Paredes da Beira, localidade vizinha de Riodades, sempre unida a esta com laços culturais, de vivência, ou até mesmo sanguíneos, desde a própria génese das duas populações. Sempre assim foi, e prevê-se que sempre assim será, pela estreita ligação que existe entre os habitantes das duas localidades. Tal facto não significa que a sua relação ao longo dos tempos tenha sido sempre cordial e pacifica. Desde os tempos mais remotos que ambas disputavam primazia sobre a outra, provocando aquelas animosidades muito características entre localidades vizinhas, mas que, no fundo sempre serviu para manter vivo o espírito de união que as caracteriza. A história assim o demonstra.
  Muitos são os vestígios históricos que se podem encontrar na zona de Riodades.      Desde vestígios arqueológicos, até aos mais recentes, esta é uma área de excelência
 devido à riqueza do seu espólio histórico e arqueológico. Muitos não chagaram aos    nossos dias, sofrendo a erosão do tempo, e outros, ainda ocultos, esperam por um   olhar mais atento e cuidado para virem à luz dos nossos dias


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário