BENAVILA, Avis, Portalegre, (anos70)

Tela 6, (50x90)

Pormenor da tela, tamanho real (50x90)
Benavila é uma freguesia portuguesa do concelho de Avis, com 66,59 km² de área e 1 017 habitantes (2001). Densidade: 15,3 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1296 e o início do século XIX. O antigo município era constituído pelas freguesias da sede e de Valongo. Tinha, em 1801, 720 habitantes.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benavila estende-se numa das margens da Albufeira do Maranhão, onde o branco da habitações se destaca dos coloridos campos que a rodeiam.
O nome “Benavila” advém do facto de, durante vários séculos, esta povoação ser conhecida como “Buena Villa”, o que se reporta à predominância de campos férteis em seu redor, que lhe valeram um papel preponderante na conquista da nacionalidade, ao assegurar o abastecimento da Ordem de Avis.
Nesta freguesia encontra-se um pequeno templo construído no século XV que se destaca pela sua originalidade arquitectónica: a Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, cujo nome advém do facto de se situar na confluência das ribeiras de Seda e Sarrazola. Nesta ermida encontra-se uma lápide que está classificada como Monumento de Interesse Nacional.
Em Benavila, as marcas deixadas pelo passar dos séculos são ainda bem visíveis nos monumentos megalíticos, no traçado das ruas e na cultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário