NAVE DE HAVER, Almeida, Guarda (Novembro de 1976)


Tela 50x90



Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)
 

Tela 50x90


Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)


 Nave de Haver é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 41,14 km² de área e 504 habitantes (2001). Densidade: 12,3 hab/km².
Nesta freguesia, todos os anos na 2ª semana de Agosto vão muitos turistas e familiares das pessoas que lá vivem, para verem a festa tradicional dessa mesma freguesia. Essa festa começa de manha por volta das 7:30h, que é quando as pessoas,residemtes dessa freguesia, turistas e familiares, vam buscar os touros que estam acompanhados por cabrestos(toros maços)ao lameiro.
No caminho para a praça os touros são levados por cavalos que os rodeiam. Ao "lado" dos cavalos vão tractores e motos.
Depois de irem buscar os touros ao lameiro soltam-nos numa praça que está à entrada da freguesia. Na hora do almoço as pessoas costumam comer e beber nas barracas que abrem a porta da praça, de dia e de noite. Enquanto que a maior parte das pessoas come e bebe, outras estam a cubir os chires dos touros com tropeções, para não aguar as pessoas a quem marrarem.
Depois do almoço voltam todos para a praça, para verem a largada. Ai as pessoas "brincam" com os touros, saltando por cima e passando por frente deles.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário