ALFAIATES, Sabugal, Guarda, (Outubro de 1976)


Tela 50x90


Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)


Tela 50x90


Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)


Tela 50x70


Pormenor da tela final , tamanho real (50x70)


Pormenor da tela final , tamanho real (50x70)


Alfaiates dista cerca de 19 km do Sabugal. É uma das mais antigas freguesias e foi sede de concelho até à sua extinção em 1836.
Na margem direita duma ribeira caudalosa que tem o nome desta vila e que dela dista duzentos metros aproximadamente, é situada a antiga Alchaeata, sobre um elevado outeiro, donde se descortina um vastíssimo horizonte.
O nome da povoação tem dado azo às mais diversas interpretações sobre a sua origem. Em relação ao topónimo ‘Alfaiates’, apenas podemos adiantar a sua origem etimológica árabe, mas a povoação, segundo diz a lenda, originalmente chamava-se Castillo de La Luna.
Originalmente castelhana, fixou-se definitivamente no estado português em 1296, através da assinatura entre os dois reinos do Tratado de Alcanizes. Desempenhou papel de destaque na história do País devido ao seu castelo, reduto defensivo erguido por Afonso X De Leão, e à acção de Brás Garcia de Mascarenhas nas guerras da Restauração.
A partir do momento em que, através do referido tratado, passou para a posse da coroa portuguesa, começou a ser beneficiada pelos nossos monarcas. D. Dinis foi o primeiro, dando-lhe foral no mesmo ano e mandando edificar na povoação um pequeno castelo, de planta rectangular.
No reinado de D. Manuel foi o castelo restaurado, como o atestam as suas armas, a que já nos referimos e que existem à entrada da cidadela. E este rei deu-lhe novo foral.
Este viria a sofrer obras de beneficiação na primeira metade do século XVII, numa altura em que se encontrava praticamente por terra. Brás Garcia de Mascarenhas levou a cabo a sua reconstrução, tarefa que demorou apenas três meses. Foram erguidas novas muralhas e o interior ampliado.
A freguesia de Alfaiates possui 700 habitantes.
As principais actividades económicas são a agricultura, o comércio, a serralharia, a serração e a pastorícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário