URRÓS, Mogadouro, Bragança, (1976)

Tela 69   (50cmX120cm)                                                                                                                          

Pormenor ampliado da tela (50X120)



Urrós é uma freguesia portuguesa do concelho de Mogadouro, com 32,47 km² de área e 318 habitantes (2011). Densidade: 9,8 hab/km². É parte do distrito de Bragança e da região de Trás-os-Montes.
Situada na margem direita do rio Douro, a freguesia de Urrós encontra-se a vinte quilómetros da vila de Mogadouro. O seu caráter de fronteira, juntamente com a geografia acidentada marcou seu caráter e evolução ao longo da história.
Localizado em um pequeno monte, na margem direita do Rio Douro na sua entrada em Portugal, rodeada por pequenos vales
São duas as festas em que a população de Urrós se junta. A principal, até pela presença dos filhos da terra que emigraram à procura de uma vida melhor, é a Festa de S. Sebastião, realizada ao terceiro domingo de Agosto. Antes, mais precisamente cinquenta dias após a Páscoa, celebra-se a Festa em Honra de Nosso Senhor, que engloba três voltas à freguesia: uma pelos gaiteiros a anunciar a alvorada, a do mordomo e amigos a “pedir esmola” para o Santo, logo a seguir ao pequeno-almoço, e o regresso dessa «comitiva» ao final da tarde, havendo sempre iguarias doceiras em casa do mordomo para quem se juntar ao convívio.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário