CAMPO DE VÍBORAS, Vimioso, Bragança, (1976)

Tela 78    (50cmX120cm)                                                                            
                                                                                                                                                                                     

Pormenor ampliado da tela (50X120)


Campo de Víboras é uma freguesia portuguesa do concelho de Vimioso, com 26,04 km² de área e 155 habitantes (2011). Densidade: 6 hab/km².Existem duas teorias relativamente à origem do nome da aldeia.Alguns documentos históricos afirmam que terão sido os espanhois, na altura da guerra contra Castela e Leão, que devido à dificuldade encontrada em vencer os aguerridos habitantes Portugueses desta região,que por várias vezes em inferioridade numérica os venceram, passaram a referir-se a esses mesmos habitantes como as "víboras" devido às baixas que infligiam nos exércitos Espanhóis. Outros afirmam que o nome deriva do facto, de ser um dos poucos locais em Portugal Continental onde foram avistados exemplares da espécie Víboras Cornudas.
Os pratos típicos da região são o cabrito assado, os deliciosos enchidos (alheira, botelo e chabiana) javali e o arroz doce.
Na Páscoa, são típicos os folares e os económicos.
Em Portugal, é considerado um dos locais com melhor qualidade de vida, devido à qualidade do ar, segurança dos cidadãos, salários médios pagos na região e perspectivas de crescimento, após os recentes investimentos projectados para esta zona pela câmara municipal de vimioso (Concelho).
Os pontos altos desta freguesia são sem dúvida nenhuma, as festas de Verão. Em Campo de Víboras as festas duram sempre até ao dia seguinte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário