PEGA, Guarda, (Novembro de 1976)




Tela 1611,3   (50x90)
  



Pormenor ampliado da tela, (50x90)




Tela1611,5   (50x90)


 
Pega (por vezes também grafada Pêga) é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 10,94 km² de área e 161 habitantes (2011). A densidade populacional é de 14,7 hab/km².
Situada na zona sudeste do concelho da Guarda, faz fronteira com as freguesias de Adão e de Carvalhal Meão, assim como com o concelho do Sabugal. Encontra-se a 22 km da sede do concelho.
De acordo com o censo de 2001, Pega apresenta cerca de 330 habitações. As mais antigas foram construídas em pedra, tendo muitas delas já sido recuperadas e modernizadas. A freguesia de Monte Vasco é anexa à de Pega, possuindo cerca de 30 habitantes. Ambas as freguesias são servidas por transportes públicos .
Possui uma associação recreativa, de seu nome "Associação cultural, recreativa e desportiva de Pêga". Dispõe ainda de um salão de festas, de um pavilhão polidesportivo, de um restaurante e de uma bomba de gasolina.
As atracções turísticas principais são a igreja matriz, as capelas de Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo, um chafariz e uma fonte antigos, um nicho dedicado a Nossa Senhora dos Caminhos e as casas antigas.
A aldeia é atravessada pela estrada nacional EN233, que a liga à Guarda e ao Sabugal.
Em agosto de 2009, um incêndio de grandes dimensões deflagrou nas imediações da aldeia, numa zona de mato. Foi circunscrito com a intervenção de várias dezenas de homens e também de meios aéreos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário