MINA DO BUGALHO (São Brás dos Matos ), Alandroal, Évora, (anos 70)


Tela 50x70


Pormenor da tela, tamanho real (50x70)




São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 412 habitantes (2001). Densidade: 5,7 hab/km².
Localizada a norte do concelho, a freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior freguesia do concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só aldeia (Mina do Bugalho)e um lugar(são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas(primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.
A parte antiga da aldeia situa-se num vale, donde se pode ver um imponente palacete, neste viviam os donos e engenheiros das minas. Esta parte antiga é formado por diversas ruas e largos, mas o largo principal(o centro da aldeia)o largo de São Brás onde se localiza o grandioso arco, ai se pesava o minério. No largo encontra-se também o actual prédio da junta de freguesia, antiga armazém do minério. No mesmo local está o monumento a São Brás, padroeiro da população. Nesse mesmo local localizam-se outros monumentos importantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário