BADAMALOS, Sabugal, Guarda, (Novembro de 1976)


Tela 1, (50x90)


Pormenor da tela, tamanho real (50x90)
 Badamalos é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 13,39 km² de área e 110 habitantes presentes no censos de 2001. Densidade: 7 hab/km².
É uma povoação de origem remota cuja antiguidade é comprovada pelos diversos vestígios arqueológicos encontrados nos limites do seu território.
Da época castreja chegaram aos nossos dias machados em pedra e sepulturas cavadas em rochas.
Da ocupação romana restaram uma moeda de prata do tempo do imperador Augusto que actualmente pode ser vista no Museu Nacional de Arqueologia e a ponte de Sequeiros.
De acordo com os estudos demográficos dos Censos 2001 a freguesia de Badamalos acolhe 99 residentes (52 homens e 47 mulheres) - Cerca de 10% dos habitantes são crianças e jovens menores de quinze anos - 48 % correspondem à faixa etária que se localiza entre 15 a 64 anos; - 42% representa pessoas com mais de 65 anos Como freguesia rural que é, Badamalos centra as suas actividades económicas no sector primário, mais concretamente na agricultura; No que se refere aos serviços de índole social, assim como os que estão ligados à saúde, a freguesia encontra-se bastante debilitada tendo-se que recorrer a freguesias vizinhas; O ensino é ministrado às crianças da freguesia na Escola Básica do 1ºCiclo de Badamalos; Para prosseguirem os estudos os alunos têm de se deslocar a outras freguesias.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário