SANTULHÃO, Vimioso, Bragança, (anos 70)




Pormenor da tela final (50x100)





Santulhão é uma freguesia portuguesa do concelho do Vimioso, com 47,53 km² de área e 423 habitantes (2011). Densidade: 8,9 hab/km².
Santulhão é uma aldeia do nordeste transmontano, situada entre dois rios, o Sabor e o Maçãs. Está situada 17 km a sudoeste da sede do seu concelho (Vimioso).

O primeiro povoamento seria no Castro da Abrunheira, que possuía as condições necessárias para os povos primitivos. O Castro situa-se num local elevado (cerca de 663 m de altitude), que permitia a defesa contra inimigos e animais selvagens. Perto dele existem diversos cursos de água, os quais permitiam alguma agricultura de subsistência.
Consta-se que houve uma povoação primitiva: São Mamede, a qual deu origem a Santulhão. Esta povoação, segundo a tradição popular, foi abandonada devido à abundância de formigas que ali apareceram destruindo tudo.
Neste local (S.Mamede), têm aparecido sepulturas e também já foram encontradas algumas moedas de cobre e prata.
A primeira notícia escrita sobre Santulhão data de 1187, no reinado de D. Sancho I. Este monarca deu as aldeias de Santulhão, S. Mamede, Pinelo e Argozelo aos monges do mosteiro de Castro de Avelãs em troca da herdade de Benquerença (hoje Bragança). Os monges repovoaram Santulhão no reinado de D. Afonso III
 
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário