FREIXEDAS, Pinhel, Guarda, ( anos 70)

 



Tela 50x90
 



Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)
 

 É a mais populosa e progressiva freguesia do concelho de Pinhel, depois da sede do mesmo. A sede da freguesia, arejada povoação edificada em uma chã, a cerca de 700 metros de altitude, foi quartel general e posto de observação da cavalaria inglesa em Agosto de 1810, antes da capitulação de Almeida.



Pormenor da tela final , tamanho real (50x90)
 
Em Março do ano seguinte, quando os franceses retiravam rumo à fronteira, convencidos da sua impotência, voltou a povoação a ser palco de grandes movimentações. Wellington, que vinha já no encalço dos invasores, ordenou que a cavalaria seguisse em direcção a Freixedas, ponto fulcral do plano de perseguição.Período negro e sofrido ocorreu no século XV, quando Freixedas foi vítima do ódio e da sanha dos Coutinhos.
As origens de Freixedas encontram-se numa época incerta, muito distante no tempo. Sabe-se que a povoação já era conhecida, grande e importante no período árabe, como afirma Gama e Castro e também o “Dicionário Geográfico” que diz: “Dentro da mesma freguesia há um sítio chamado os Castelos, que mostra ser área de povoação grande no tempo dos mouros, porque se diz haver vestígios de o ser em pedras lavradas, tijolos e ferragens que descobrem os lavradores, e sinais de ruas e calçadas, e por muitas vezes se têm achado pedras abaladas e poços altos, havendo suspeita de uma ou outra coisa, se faz com intento de tirar minas e tesouros; e no cimo deste sítio, entre umas fragas, se encontra uma árvore de carrasco que nunca seca nem mais cresce; e dele se avistam para a parte norte os castelos e muros das vilas de Trancoso e Marialva e, para a parte nascente, os de Almeida, Castelo Rodrigo e Pinhel”.

in: http://www.cm-pinhel.pt/turismo/asfreguesias/Paginas/freixedas.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário