FORCALHOS, Sabugal, Guarda, (anos 70)


Tela 2 , ( 50x90)


Pormenor da tela, tamanho real (50x90)



Tela 3 , (50x90)


Pormenor da tela, tamanho real (50x90)




Tela 4, (50x90)


Pormenor da tela, tamanho real (50x90)

 

Forcalhos é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 18,39 km² de área e 108 habitantes (2001). Densidade: 5,9 hab/km².
É uma aldeia muito antiga. Já era paróquia em 1365, ano em que um presbítero chamado Gil Esteves faz uma petição ao Papa Urbano V a propósito dos benefícios das paróquias de Aldeia do Bispo, Lageosa e Forcalhos.
Junto à fronteira com Espanha, na área da freguesia dos Forcalhos, existe uma velha ermida dedicada a Nossa Senhora da Consolação, mandada construir por Maria Fernandes, no início do séc. XVI, em virtude de um milagre relacionado com um seu filho doente que regressava, com a mãe, de Salamanca para Aldeia da Ponte, e no local, se encontrava com febre e necessitado de água. A ermida entrou em ruína durante as Guerras da Restauração tendo sido restaurada após o tratado de paz assinado em 1668. Depois dos inícios do século XX voltou a entrar em ruína tendo já sido restaurada de novo.
A festa principal é dedicada ao Santíssimo Sacramento e ocorre no terceiro domingo de Agosto, todos os anos. Na segunda feira seguinte realiza-se a tradicional capeia arraiana com encerro dos touros, pedido da praça e com o forcão.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário